marketing ecológicoA última vez que comprei na Livraria Cultura, quando cheguei no caixa, o vendedor me perguntou: “Quer uma sacolinha ecológica por apenas 2 reais?”. Na dúvida, perguntei: “ecológico mesmo seria não pegar a sacolinha, concorda?”. Acho que os vendedores da Cultura não foram treinados para este tipo de resposta porque ele ficou me olhando sem saber o que dizer. Ou talvez estivesse apenas pensando, “seu idiota…”.

Eu não sei quando e nem como a ecologia foi integrada ao próprio ato de consumir, mas faz pouco tempo e tem se mostrado algo lucrativo. A chance de continuar comprando e ainda ser o “bom moço” que ajuda o meio ambiente deve ajudar muitas pessoas a deitarem suas cabeças no travesseiro e dormirem em paz. Ao gastar você ainda ajuda o ambiente, que está sendo devastado por produzirmos e comprarmos demais. Não tem muita lógica, mas que bom deve ser!

“Quando você compra algo, seu dever anti-consumista de fazer algo pelos outros, pelo meio ambiente, etc. já está incluso na compra […]. É o Capitalismo Cultural em seu estado puro. Você não compra café apenas, você compra, em um gesto bastante consumista, sua redenção por ser apenas consumista” – Slavoj Zizek.

A mesma coisa aconteceu com as sacolinhas biodegradáveis. Não dava pra acreditar, você comprava as sacolinhas para colocar dezenas de produtos que eram o completo oposto de uma prática sustentável. Nossa economia é absurda, mas o mundo estava salvo, afinal, você pagou mais 10 centavos para ensacar um monte de porcarias congeladas.

Escrito por Rafael Trindade

Artesão de mim, habito a superfície da pele.

2 comentários

    1. AH NAAAAO!!!! vou fechar o blog depois dessa!! aheuaheuahe…… os planetas devem estar alinhados ou algo assim, mesmo assim obrigado!

      Curtir

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s