Skip to main content
CarrinhoClose Cart

O potencial encerra em si muito mais do que a concretização de um ato. Seguindo ou não o curso desejado, há efetividade, há efeito. O acontecimento se dá em todos os sentidos e escolher por um é escolher por todos. Afirmar uma vontade é o mais trágico “sim” de que somos capazes, pois, ao fazê-lo, construímos uma ponte cujo destino é desconhecido. Sejamos honestos ao menos por um momento: ao clamar pela luz, não nos deixemos esquecer da sombra!

Há pouco, falava sobre um pássaro que cai. Que tipo de animal investe sua vida no voar quando já não pode contar com suas asas? No que ele estava pensando quando, no estado em que se encontrava, lançou-se ao precipício? De todas as respostas que me vêm à mente, repudio especialmente a hipótese de que ele, como se estivesse num jogo de sorte ou azar, apostou. Ao contrário, agrada-me a tese de que ele afirmou.

Traço uma linha. Desenho um risco na existência. Rabisco um nada em um pleno. Esboço um passo. Uma linha por sobre um precipício, risco assumido em cores vivas, um nada que tomo por tudo, um esboço de acontecimento. Pé ante pé, caminho por uma corda estendida por sobre  a profundidade insondável que é abismo visto de cima. Quero atravessá-lo, nada mais.

Pássaros pairam alegremente acima de mim. Encontro-me no meio do caminho, igualmente distante de ambas as extremidades, ínfimo entre dois infinitos. O instante parece se alongar, a corda parece encurvar e os pássaros parecem cantar. Por um momento de devaneio, tropeço.

Ao ver-me distanciar da outra margem do abismo, percebo que alcancei meu objetivo. Eis o resultado de meu investimento: observar o céu enquanto despenco rumo às profundezas. É este, então, o horizonte que se apresenta a mim. Tão belo. De que outra maneira eu teria esta perspectiva? Como poderia eu imaginar tal intensidade quando pensava apenas na travessia? Este é meu destino? Amo-o.

Rafael Lauro

Autor Rafael Lauro

Um dos criadores do site Razão Inadequada e do podcast Imposturas Filosóficas, onde se produz conteúdo gratuito e independente sobre filosofia desde 2012. É natural de São Paulo e mora na capital. Estudou música na Faculdade Santa Marcelina e filosofia na Universidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se à escrita de textos e aulas didáticas sobre filósofos diversos - como Espinosa, Nietzsche, Foucault, Epicuro, Hume, Montaigne, entre outros - e também à escrita de seu primeiro livro autoral sobre a Anarquia Relacional, uma perspectiva filosófica sobre os amores múltiplos e coexistentes.

Mais textos de Rafael Lauro
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Milena Klinke
Milena Klinke
10 anos atrás

(suspiro)!

Thallyesle Almeida
Thallyesle Almeida
Reply to  Milena Klinke
10 anos atrás

Muito bom. Gozo de alegria

Rafael Trindade
Admin
10 anos atrás

Me parece um caminho muito interessante o que você tem trilhado!

Adriana
Adriana
10 anos atrás

Nossa Rafa!! Que lindo…fiquei até emocionada!!…dar um passo pra alguma coisa sem se importar,… admirar e aproveitar as possibilidades!!!