2013062765212Chega a ser ridículo qualquer veículo de comunicação precisar se pronunciar sobre uma lei absurda como esta proposta pelos deputados Domingos Brazão e Paulo Melo (PMDB) que proíbe o uso de máscaras em protestos. Estamos em pleno 1968, auge do AI-5? Já deveríamos ter superado a Ditadura Militar, mas parece que os restos de tal regime desprezível ainda espreita nossa democracia. Sendo que resolvemos nos pronunciar sobre tal absurdo, por mais óbvia que seja a opinião deste blog sobre a questão, cabe fazer algumas observações. São elas:

É muito fácil remendar as falhas de um sistema perverso recorrendo a emendas e pequenos tapa-buracos, talvez seja muito difícil (senão impossível) para nossos representantes do povo começar a efetivamente melhorar as condições de vida da população. Em vez disso eles preferem remediar o problema maquiando o sintoma do black-block, talvez porque este torne explícito as enormes fraturas sociais que vivemos.

A polícia primeiramente proibiu o uso de vinagre, e agora o uso de máscaras. Quem frequenta qualquer tipo de protesto sabe que muitas vezes a situação fica tensa e o uso destes dois utensílios é essencial para se proteger do gás de pimenta e do gás lacrimogêneo. A polícia não está lá para brincadeira e se você não cobrir seu rosto devidamente pode se expor a graves riscos. Se o estado se arma, o povo tem o mesmo direito, já que muitas vezes estamos em lados opostos e não queremos ser vítimas. Já existem leis que permitem a abordagem do policial a suspeitos, assim como exigem a identificação então não há motivos lógicos para tal proibição. A máscara é um símbolo e muito mais que isso, uma medida de proteção.

Os policiais, será que eles também descobrirão os rostos? Será que é algum absurdo o que estou pedindo? Policiais protegidos da cabeça aos pés, sem identificação, com máscaras, cacetetes, armas e violência descabida, excessiva e intimidadora. Eles podem, nós não; a violência é unilateral? Os mascarados são os vilões da história e eles os mocinhos que vão salvar o dia?

E o voto secreto no senado? Eles podem esconder a cara e nós não? Que contra-senso é este país… o estado que é nosso maior empecilho: pode votar secreto e nós não podemos protestar em anonimato. E o voto secreto dos cidadãos? Podemos votar em paz, mas não protestar sem ser identificados? Passamos agora pela desinfetação dos manifestantes, daqui a pouco vão proibir o uso de palavrões e obrigar todos a cantarem o hino e carregarem bandeiras do Brasil.

Rio de Janeiro, aprenda a conviver com o Black-Block, eles não são a causa dos seus problemas, eles são o sintoma, tirá-los das ruas não resolverá a situação calamitosa de sua cidade! Enquanto nos obrigam a mostrar as caras nas ruas, políticos imorais andam secretamente pelos corredores de nosso governo contando segredos e planejando tenebrosas transações. O direito de protestar é sagrado em nossa democracia, o direito de se proteger é necessário em nosso país e o direito de usar máscara mostra o quanto o problema é mais embaixo! Quer que carreguemos flores? Pois então não destruam nossos jardins. Não quer que usemos máscaras? Pois então não nos deem motivos.

01 BB mais bonito arte

Escrito por Rafael Trindade

Artesão de mim, habito a superfície da pele.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s