chiclete filosóficoQuantas vezes não tive que parar a leitura de um aforismo de Nietzsche por não aguentar o peso de suas palavras naquele momento? Incontáveis vezes…

Ainda não estamos preparados para palavras as deste homem, talvez daqui a 100 anos, mas não agora, “alguns homens nascem póstumos” (Nietzsche, Ecce homo). Seus ensinamentos nos levam à mais completa transvaloração de todos os valores; por isso ele é o grande arauto do niilismo e de sua superação.

Ainda não é tempo de ouvir as palavras de Nietzsche, ainda são muito pesadas para nós, nos despedaçariam, esmagariam, nos deixariam em frangalhos. Por isso é mais fácil depurá-lo, filtrá-lo, tirar dele todo o peso (que eventualmente levaria à maior das levezas): Nietzsche censurado, Nietzsche inofensivo, Nietzsche inócuo, “Nietzsche para estressados”, Nietzsche da depressão, enfim, Nietzsche em uma embalagem de chiclete.

O niilismo chega a pontos cada vez mais baixos, um dia precisaremos de Nietzsche – o do martelo e  não este que deixa o seu hálito fresco…

Escrito por Rafael Trindade

Artesão de mim, habito a superfície da pele, atento para o que entra e sai.

4 comentários

  1. Concordo plenamente. Sempre que o compartilho nas redes sociais, tenho o cuidado de ter lido sua frase no contexto, no sentido completo, e não fragmentado. Raras são as pessoas que o compreendem sem pudores. Assim me considero. Mas, a prática, não sei se já percebi em alguma pessoa… Não, Rafael, nunca teremos Nietzsche embalado como chicletes, mas, sim, nós mesmos, somos as embalagens e os chicletes, disfarçados de Zaratrusta. Precisamos do martelo. Agora. Obrigada pela reflexão, Rafael.

    Curtir

  2. Nietzsche kitschquizado, mais uma vez, mais um………relativizando algumas coisas se valoriza o que realmente importa, a marca…………interessante como o crescimentos das redes sociais, como disse a Michele, tornou a vida uma jogada de marketing, como se cada vida fosse uma marca querendo colar qualquer coisa cool, intelectual, artística a sua imagem. O mais legal é que em muitos casos, financeiramente, funciona. Alguém ganha $$.

    Curtir

  3. Dos autores que tive contato, realmente o Nietzsche foi o mais complexo. Tantos outros pensadores que também mastigamos em sua “essência”, mas de nada nos apropriamos de fato. No fim, resta somente uma goma sem sabor.

    Curtir

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s