DSC_1924A_1Até tenho, mas normalmente não paro. Medecin sans frontieres, Green Peace, Unicef, peças de teatro, religiosos… não dá… Eu sei que esse blog fala de experimentar e forçar as barreiras, mas é preciso também saber escolher seus encontros.

Não é que eu não goste de teatro, ou não ligue para as árvores cortadas à motosserras impiedosas, não é que eu despreze as criancinhas passando fome na África, mas o problema é que este tipo de abordagem, além de inapropriada, é normalmente baseada na culpa: “O planeta está em chamas, você não vai fazer nada?”, “As crianças estão passando doentes, você vai ficar aí parado?”, “Você não costuma frequentar o teatro? Como assim? Seu alienado!”. Outra crítica válida é o quanto estas próprias instituições, metidas à “bom-moço”,estão envolvidas até o pescoço com lobby, corrupção, hipocrisia e afins…. (bom exemplo disso é o filme “Quanto vale ou é por quilo?“). Será que é assim que queremos mudar o mundo? Pela culpa? Dando dinheiro?

br_faceaface350A caridade degrada e desmoraliza” (Zizek). Compramos a nossa paz de espírito doando alguns míseros centavos para instituições que nos permitem dormir em paz com a sensação de ter “feito nossa parte”. Você é um ladrão descarado, imoral, desonesto, canalha? Não tem problema, faça um cadastro em nosso site e sinta-se bem no fim do mês por ter ajudado países em guerra no Oriente Médio. Talvez eu que esteja ficando maluco, persecutório (ou seja apenas anti-social) mas não paro mais para conversar com estas pessoas. Sim, me chamem de cruel, mas elas que arranjem outro jeito de ganhar suas vidas ou levar meu dinheiro.

Eu sei que deve ser um duro exercício de rejeição trabalhar em um emprego desses; dez minutos ao lado de um grupo destes jovens e já começo a sentir mal por eles. Mas nem por isso eles vão me fazer assinar uma revista sobre coalas ou mandar dinheiro para uma tribo do Congo…. sinto muito…

filme "Quanto vale, ou é por quilo?"
filme “Quanto vale, ou é por quilo?”

Escrito por Rafael Trindade

Artesão de mim, habito a superfície da pele.

2 comentários

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s