Skip to main content
CarrinhoClose Cart

Esta frase é baseada em uma frase dos Situacionistas: Ceux qui parlent de révolution et de lutte de classes sans se référer explicitement à la vie quotidienne, sans comprendre ce qu’il y a de subversif dans l’amour et de positif dans le refus des contraintes, ceux-là ont dans la bouche un cadavre. » (Raoul Vaneigem, 1967).

Aqueles que falam de revolução e de luta de classes sem se referir à vida cotidiana, sem compreender aquilo que há de subversivo no amor, de positivo na recusa do constrangimento, estes carregam na boca um cadáver”

– Raoul Vaneigem

Esta frase não ficou tão famosa, mas a considero uma das mais importantes: a vida cotidiana, o caminho diário. Sem holofotes, sem fotos nos jornais, sem grandes manchetes ou comemorações. Aquele que não entende a vida cotidiana, aquele não não faz de sua própria vida um ato revolucionário, este tem na sua boca um cadáver. A micropolítica nasce aí, os microfascismos também.

O comum, os laços que se formam nos encontros se mantêm e se renovam pelo hábito. Não há mais espaço para os idealismos e para as grandes utopias filosóficas; esta página não será responsável por novas transcendências. Utopia significa aquilo que não tem lugar, nós temos lugar, é o aqui e o agora, ocupamos nosso espaço na existência. Somos nômades, mas nos movemos pelo território do real. Nosso papel principal dá-se no cotidiano.

É preciso entender o que há de subversivo no amor, de forte nos laços que criamos, eles estão mais vivos que qualquer sonho. É preciso recusar os constrangimentos, enganar aqueles que nos forçam a não sermos nós mesmos. Não se fala de revolução sem microrrevolução. A vida cotidiana é o fim e o meio para a liberdade. Tal como a liberdade é o fim e o meio para conquistarmos a vida.

“aquele que fala de revolução sem querer mudar a vida cotidiana, este tem na boca um cadáver”

Rafael Trindade

Autor Rafael Trindade

Quero fazer da vida o ofício de esculpir a mim mesmo, traçando um mapa de afetos possíveis.

Mais textos de Rafael Trindade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments