Skip to main content
CarrinhoClose Cart

Cumpramos o que somos, nada mais nos é dado”

– Ricardo Reis, Odes

Nietzsche nos dá um conselho: “torna-te quem tu és“. Mas o que isso quer dizer? É preciso, antes de mais nada fugir de todas as interpretações negativistas, derrotistas, niilistas e mecanicistas. Não estamos na frente do oráculo de Delfos lendo: “conhece a ti mesmo”. O tornar-se quem se é passa diretamente por uma análise das forças que constituem o homem e estas forças estão para além de qualquer identidade. Aqueles que seguem por aquela via devem desistir, porque deixam de tentar se superar e acabam fazendo o contrário do que Nietzsche escreve, caindo invariavelmente no niilismo negativo ou reativo.

Tornar-se quem é implica, antes de mais nada, em reunir um grande número de vivências. Explorar aquilo que se é passa a ser então o primeiro passo. Significa conhecer as forças que nos constituem, que querem dominar e crescer. Trata-se, em Nietzsche, sempre de uma afirmação mais forte que a negação. O explorador afirma a si mesmo jogando-se no mundo. A felicidade desta existência só pode estar em ela ser o que é! Ora, mas o que é a existência? Vontade de Potência, nada além disso, não poderia ser outra coisa, e nós mesmos somos esta Vontade de Potência.

“Torna-te quem tu és”, ou seja, aproprie-se das forças que o constituem, tome parte no movimento de auto-superação em curso constante dentro de si. O ser humano é um ponto do universo onde uma enorme quantidade de forças se concentram, se atravessam e por fim transbordam. Por isso é preciso afirmar-se de tal modo que se possa ir sempre no limite de si, expandindo-se, como uma roda que gira por si mesma. A expansão vem do cultivo das vivências, do cuidado e da prudência de digerir e compreender o que nos acontece. É um processo que exige atenção e prudência. Cultivar-se é fazer crescer as forças que nos habitam e podar as ervas daninhas que insistem em crescer no meio de nós.

-Alexandra Levasseur

Seguindo por este caminho: vivências e cultivos, as condições estão dadas. É preciso apenas jogar o jogo, ou talvez jogar-se no jogo. Escolher os remédios certos, estar sempre atento para seus próprio estados. Ser o senhor de sua grande saúde e, talvez mais importante, de sua doença. Para Nietzsche, conhecer a si próprio é cuidar de si próprio, exercitar-se nesta arte. Observar seus sintomas de decadência, elaborar um diagnóstico preciso e prescrever os remédios na hora certa.

A nós não resta nada mais para desejar além daquilo que fomos, daquilo que somos e viver de tal forma que o retorno de tudo seja uma bênção. Ser aquele que diz Sim! Que dá, que afirmar a si mesmo e ao mundo. Não esconder-se na sombra de Deus, do Estado, dos pais, de qualquer autoridade. Quem somos? Um destino! Somos o conjunto de forças que precisa o tempo todo elevar seu grau de afirmação até o limite, tornando-se necessariamente diferente neste processo.

Quanta verdade suporta um espírito para a resposta mais difícil? Pois bem, não somos nada! Somos este caos que se perde nas bordas de si mesmo, um animal na jaula, somos as ondas que batem contra o rochedo, somos o deserto que se esparrama em um mapa de afetos, por onde os ventos cruzam e as dunas se movem. Sendo assim, devemos apenas aumentar o número de horizontes, e aprender a conjugar a verdade sempre no plural, criar e povoar nossos desertos. Cabe a nós sermos os porta-vozes da multiplicidade. Porque, afinal, é disto que somos feitos!

Um homem que vingou faz bem a nossos sentidos; ele é talhado em madeira dura, delicada e cheirosa ao mesmo tempo. Só encontra sabor no que lhe é salutar; seu agrado, seu prazer cessa, onde a medida do salutar é ultrapassada. Inventa meios de cura para injúrias, utiliza acasos ruins em seu proveito; o que não o mata o fortalece

– Nietzsche, Ecce Homo, Por que sou tão sábio?, §2

Deixar de negar-se, deixar de iludir a si mesmo, deixar de se repartir e se esconder. “Sou fraco, sou um pecador, sou um fracassado, não posso fazer nada“, em que mundo essa afirmação poderia ser nietzschiana? Nunca! É necessário lutar contra a gravidade, deslizar, dar fluência. O eu é uma ilusão criada pela precária hierarquia interna do corpo. Mas estas forças que nos constituem estão constantemente pressionando, arrastando, empurrando o homem de um lado para o outro. Quem crê no sujeito são os fracos. Tornar-se quem se é significa transvalorar os valores, escolher outros, novos, brilhantes. Encontrar um modo de vida propício ao aumento de suas próprias forças vitais. Quebrar a corrente de escravo, nem mestre nem Deus, não ter mais nenhum senhor além de si mesmo.

Nietzsche ensina, com o Eterno Retorno, e consequentemente o Amor-fati, o duplo sim. O asno em Zaratustra só sabe abaixar a cabeça, os barulhos que ele faz lembram um “sim” animalesco, mas este assim apenas afirma a negação. Da mesma forma, o camelo que pede para ser carregado de muitos pesos também não é afirmador. Afirmar é afirmar duplamente, o que foi e as forças de transformação, o que é e também as forças de criação. Por isso dizemos que Nietzsche se afasta das doutrinas fatalistas e passivas, seu niilismo é ativo!

A grande preocupação de Nietzsche é que a afirmação seja completa. Afirmar a si mesmo é também afirmar as condições do universo que tornaram as forças ativas possíveis. Neste sentido, arrepender-se é errar duas vezes. É preciso, antes de mais nada, dizer sim até para o que deu errado. Cada negação é uma semente para o Ressentimento. Digerir o tempo, aprender a necessidade do que foi. Um sim sempre se multiplica na cadeia de eventos que o possibilitou, “olhei para trás, olhei para frente, jamais vi tantas e tão boas coisas de uma só vez” (Nietzsche, Ecce homo).

– Alexandra Levasseur

O resultado desta máxima que o filósofo nos prescreve é a superação do ressentimento, deixar de apontar o dedo na cara dos outros procurando culpados. Deixar de apontar o dedo para si mesmo, buscando ferir-se e limpar-se dos pecados. Não, é preciso criar novos valores para tornar-se o que se é. É preciso estar sempre alerta, em estado de guerra, tornar-se guerreiro e preparar-se para a batalha constante. O conhecimento de si não pode acontecer sem um cuidado de si, que permite um crescimento contínuo, um vir a ser infinito. Fazer de inimigos aliados, aprender a navegar nas tormentas.

Primeiro princípio: temos de precisar ser fortes: senão nunca nos tornamos fortes”

– Nietzsche, Crepúsculo dos Ídolos

Podemos apenas dar algumas coordenadas, mas o caminho deverá ser traçado por cada um. Primeiro as vivências, um punhado de experiências para saber compreender cada vez mais aquilo que se é. Mas não é apenas de vivências que vive o ser humano, estas precisam ser cultivadas, para que cresçam, para que a parte mais forte de nós nos mostre caminhos e possibilidades. Em face disso tornamo-nos um destino, a própria força em nós gera a diferenciação. O passado, o presente e o futuro se fundem, não há mais um ponto de chegada. A grande saúde é este tornar-se o que se é. Esta é a maior afirmação possível, é a redenção da realidade, a possibilidade de transvaloração de todos os valores, é o grande e esperado Sim que a vida aguarda e recebe exultante.

Sim, bem sei donde provenho:
Insatisfeito, como chama em seco lenho
Vou ardente e me consumo.
Tudo o que toco faz-se luz e fumo,
Fica em carvão o que foi minha presa:
Sou chama com certeza”

– Nietzsche, Gaia Ciência, Rima Alemãs, §62

Texto da Série:

 

“Torna-te Quem Tu És”

Rafael Trindade

Autor Rafael Trindade

Quero fazer da vida o ofício de esculpir a mim mesmo, traçando um mapa de afetos possíveis.

Mais textos de Rafael Trindade
Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Michelle Santos
Michelle Santos
8 anos atrás

Boa tarde!… Mais um texto espetacular,Nietzsche é sensacional, bela reflexão!
Em outras palavras, “aceita-te como tu és, e as coisas como elas são”…

William Bessa
William Bessa
Reply to  Michelle Santos
7 anos atrás

Olá, Michelle! Como assim “aceitar as coisas como elas são”?

N. Cywisnki
Reply to  William Bessa
7 anos atrás

Acho que ela quer dizer: seja resignado. Aceite a realidade! Você está doente? Que bom. Isso é sinal que uma doença foi identificada no seu corpo – ou na sua alma. Logo, pra quê negá-la? A própria chaga é uma maneira de nos superarmos, de nos desenvolvermos. A evolução do indivíduo se dá mesmo nos seus momentos aparentemente mais horríveis, mais tenebrosos, nos quais suas feridas purulentas estão sempre expostas… E sábio é aquele que aprende a conviver com o que dói sem ressentimentos, sem vitimismo, sem lamentações. É isso que Nietzsche (e Epicuro) propõe. Agora, uma vez identificados esses… Ler mais >

otemperodascoisas
Reply to  William Bessa
7 anos atrás

Leia sobre o Amor Fati, William.

easme
easme
Reply to  William Bessa
1 ano atrás

Não, pelo contrário. Torna-te quem tu és exprime a necessidade de buscar a evolução em todos os aspectos, a superioridade, não se conformar com a mediocridade, é vontade de potência!

Adriano
Adriano
8 anos atrás

Parabéns! Pura filosofia sofisticada.

Juliana
Juliana
8 anos atrás

Otimo texto. Vou ler e reler… Tenho me desencontrado em Nietzsche. Perfeito pra mim.

Deividson
8 anos atrás

Texto muito bom! Nietzsche sempre nos leva a refletir profundamente com seus pensamentos.

rosaniabastos
8 anos atrás

Será Nietzsche tão problemático?

O Caminho do Canto
8 anos atrás

Adorei novamente, Rafa! É o efeito Alice… tornar-se menor, tornar-se maior, crescer, diminuir, sempre se ajustando à medida dos acontecimentos, sempre encontrando uma nova forma, uma nova medida a partir do desmedido, do puro devir.

O Caminho do Canto
8 anos atrás

“Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além” – Leminski

Jackson Vasconcelos
8 anos atrás

Muito bom, venho seguindo blog e tenho gostado bastante.

Danilo Felix
Danilo Felix
8 anos atrás

Puro prazer a leitura do texto……….

Renato
Renato
8 anos atrás

…nāo fui, não sou, não serei; estou sendo…