Skip to main content
CarrinhoClose Cart

É por desejo que se quer e se faz revolução, não por dever”

– D&G, Anti-Édipo, p. 457

A primeira tarefa a qual a esquizoanálise se propõe é a destruição do “eu normal”, desmontar as máquinas familistas e desfazer-se das representações. Depois de limpar o terreno, tarefa necessária e imprescindível, a esquizoanálise começa suas tarefas positivas, a primeira é a mecânica, consiste em encontrar suas máquinas desejantes, a segunda se faz com quatro teses:

1º – Todo desejo é investimento molar e social

As máquinas desejantes não existem fora das máquinas molares e as máquinas sociais são povoadas pelas máquinas desejantes. Uma está dentro da outra, uma constitui a outra. Por todo lado os fluxos se cortam, estrangeiros, invasores. O molar estremece frente as vibrações das molaridades que a constituem. Claro, não poderia ser diferente, as máquinas molares são feitas de máquinas moleculares, e as pequenas máquinas moleculares são feitas por sua vez, de outras máquinas ainda menores. O esmagamento na produção desejantes acontece quando o desejo molecular investe nas grandes representações molares, instituições: Estado, Homem, Deus. O socius codificas as relações e impede que as linhas de fuga aconteçam, impede que os fluxos escapem. É aqui onde a grande fábrica de neuróticos nasce.

A coragem está em aceitar fugir em vez de viver quieta e hipocritamente em falsos refúgios”

– D&G, Anti-Édipo, p. 453

Tarefa: Subordinar o molar ao molecular, subordinar os grandes fluxos aos pequenos fluxos. Fugir é fazer fugir esta realidade, é remanejar os caminhos que o desejo percorre. O que é revolucionário é produzir realidades, em vez de esperar religiosamente uma mudança que vem de cima. Servir-se do molar para fazer passar fluxos do desejo (como um Cavalo de Troia). A fuga não é manter-se à margem do social, na verdade, ela faz fugir o próprio social, a máquina molecular faz o molar entrar em devir, deslizar, o social escorre pelas multiplicidade de buracos e fissuras abertas pelos investimentos desejantes. Fugir não é escapar, a fuga é um investimento social! Onde aparentemente há uma oposição existe uma coexistência, mas quem subordina quem? É aqui onde se decide entre o sedentarismo e o nomadismo.

2ª – Distinguir grupo sujeito do grupo sujeitado

O grupo sujeitado coloca suas máquinas desejantes ao dispor de grandes fluxos molares. Está subordinado, preso, capturado. É o indivíduo que luta por sua liberdade aumentando sua servidão. A pergunta é: por que alguns deveriam revoltar-se mas não o fazem? O desejo é levado a desejar sua própria repressão (veja aqui). As forças de criação são capturadas por uma máquina de repetição do mesmo: status quo, mesmice, cotidiano, conservação. Já o grupo sujeito é aquele que subverte esta relação e cria para além das estruturas constituídas. Quem decide como será a educação: os alunos ou os professores? Quem decide como será a produção nas fábricas: os operários ou o engravatado?

Tarefa: criar grupos sujeitos, fazer o desejo penetrar o campo social, encontrar agentes de ação que falam em nome próprio; estudar as linhas do desejo que escapam e abrem possibilidades, ocupar e resistir sem pedir licença, investir nas alianças produtivas.

E aqui é preciso tomar cuidado: O grupo sujeitado pode ter um investimento pré-consciente revolucionário, mas inconscientemente reacionário (a esquerda faz muito isso). Ser a favor de todas as lutas, mas no fundo apenas alimentar o fascismo e a escravidão. Ao mesmo tempo, é possível ter um investimento pré-consciente reacionário, mas com várias implicações revolucionárias inconscientes. Aquele que sem querer, procurando escravizar, acaba libertando. É possível ser anti-facista no nível molar, mas sendo fascista no nível molecular: lutar pela revolução mundial escravizando e oprimindo localmente.

3ª. O desejo é social e não familiar

O investimento do desejo é social, amplo, ele voa por vários campos. Claro, a família faz parte do mapa que a criança cria. O pai, a mãe, o irmão, a casa também é investida pelas figuras familiares: o escritório do pai, a cozinha onde a mãe faz o jantar. Mas o investimento libidinal do campo social é primeiro em relação aos investimentos familiares, sempre temos um tio chega de uma viagem, a amiga da mãe que namora uma mulher, o vendedor que bate de porta em porta, a televisão, o cachorro do vizinho, o parque ao lado. É impossível liberar a sexualidade sem liberá-la também de seu território edipiano.

Não é o romance familiar que é um derivado de Édipo; este é que é uma deriva do romance familiar e, por isso, do campo social”

– D&G, Anti-Édipo, p. 471

Édipo é interiorizado e espalhado aos sete ventos (veja aqui). A psicanálise não pode curar a neurose porque para ela curar significa uma conversa infinita, um acesso ao desejo pela castração. Tarefa: esquizofrenizar a psicanálise, o esquizo é aquele que escapa a toda referência edipiana, ele vai para além das figuras parentais e mostra o modo pelo qual o inconsciente funciona. Destruir o eu normal (tarefa negativa), descobrir o que pode suas máquinas desejantes (tarefa positiva) liberta das determinações do campo familiar. Toda psicanálise familista precisa de uma dose de esquizoanálise que faça explodir suas paredes burguesas.

4ª – Paranoico-fascista X Esquizo-revolucionário

Existem dois polos do investimento libidinal social: um facista e o outro revolucionário. Foucault já havia dito, Anti-Édipo é um livro por uma Ética não fascista. Lê-lo é antes de mais nada encontrar-se com o micro-fascista dentro de cada um de nós, aquele que reprime os fluxos de desejo em si e nos outros. Só se investe naquilo que reprime porque se acredita nos objetivos últimos que são impostos de fora, exemplo: trabalhar para ficar rico, mas quem realmente enriquece com seu trabalho? Estudar para ser alguém, mas alguém quem? O Polo paranoico é reacionário! Ele tem medo das mudanças; é fascista, autoritário e violento; sedentário, ama o conforto do seu sofá e sua TV de tela plana; vive no porvir e aguarda o julgamento final. Uma sociedade paranoica é aquela que assujeita a produção das máquinas desejantes aos grandes conjuntos gregários, conjuntos molares. As estrutura esmagam as singularidades, linhas de integração e territorialização que estrangulam os fluxos, recortam segundo limites interiores ao sistema, criação contínua de grupos sujeitados.

Tarefa: tornar-se nômade, encontrar os fluxos esquizos, incitar os devires-revolucionários: subordinar o molar, fazê-lo passar pelos desejos moleculares, subverter a potência, rachar o muro das significações, encontrar fissuras, cavar, sair do buraco; criar multiplicidades moleculares, subjetividades singulares, novos modos de afetar e ser afetado; liberar linhas de fuga, permitir fluxos descodificados (e não axiomatizados), operar cortes próprios no socius, criar continuamente grupos sujeitos, incitar devires que experimentam em vez de esperar pelo dia da revolução anotado no calendário dos sedentários. A produção desejante reencontra sua liberdade quando consegue submeter o conjunto molar: soberania invertida, anarquia coroada.

Vimos como a tarefa negativa da esquizoanálise devia ser violenta, brutal: desfamiliarizar, desedipianizar, descastrar, desfalicizar, destruir teatro, sonho e fantasma, descodificar, desterritorializar — uma espantosa curetagem, uma atividade maldosa. Mas trata-se de fazer tudo ao mesmo tempo, pois é ao mesmo tempo que o processo se liberta, processo da produção desejante seguindo suas linhas de fuga moleculares que já definem a tarefa mecânica do esquizoanalista. E as linhas de fuga são ainda plenos investimentos molares ou sociais que atingem o campo social inteiro: de modo que a tarefa da esquizoanálise é, finalmente, descobrir em cada caso a natureza dos investimentos libidinais do campo social, seus conflitos possíveis interiores, suas relações com os investimentos pré-conscientes do mesmo campo, seus possíveis conflitos com estes, em suma, o jogo todo das máquinas desejantes e da repressão de desejo”

– D&G, Anti-Édipo, p. 506

Texto da Série:

Esquizoanálise

Rafael Trindade

Autor Rafael Trindade

Quero fazer da vida o ofício de esculpir a mim mesmo, traçando um mapa de afetos possíveis.

Mais textos de Rafael Trindade
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Paola Marçal
Paola Marçal
7 anos atrás

Texto excepcional! Estava salvo fazia um certo tempo o link para lê-lo, mas por um motivo ou outro não parava para tal. A obra calhou totalmente com os incômodos e agitações que venho tendo no peito e no espírito como um todo… Caro autor minha dúvida é se você já conseguiu ou experimentou tornar-se nômade e deixar o lado esquizo florescer…conseguiu transpassar os molares sociais? Pode compartilhar suas experiências e como isso influenciou o ser quem tú és agora? Muito obrigada desde já *-*’

Eduardo
7 anos atrás

O artigo é algo sensacional que nos faz parar e analisar realmente as coisas como elas devem ser. Ser você mesmo e se desprender de todas essas representações é algo que nunca imaginei pensar e ver dessa forma. Ótimo artigo, parabéns.

Felipe
Felipe
5 anos atrás

Parabéns!

Claudia
Claudia
2 anos atrás

Estou adorando passear por esse site. Sou usuária da esquizoanalise.