O que é a verdade? Algo escondido por trás dos fenômenos? Algo enterrado dentro de nós? Algo por se descobrir? Todos os filósofos fizeram estas perguntas e as respostas foram sempre as mais variadas possíveis.

No final de sua vida, Foucault volta-se para os antigos tentando esclarecer aquilo que eles compreendem por “cuidado de si”. No meio de suas pesquisas, o filósofo francês depara-se com diferentes manifestações da verdade e das diversas maneiras de pronunciá-la. Ou seja, descobre que a própria noção de verdade possui uma história, uma genealogia.

Seguindo este raciocínio, o filósofo francês realiza uma guinada em sua obra filosófica, em vez de perguntar-se pela verdade que nos é imposta, a partir de jogos de poder, ele concentra-se nas múltiplas maneiras que um sujeito encontra de dizer a verdade de si mesmo. Qual é a maneira pela qual a verdade se manifesta? Pelo discurso? Pela meditação? Pela ascese?

Ao longo seus estudos, Foucault percebe que o estatuto da verdade quer entrar na própria espessura da existência, quer manifestar-se, expressar-se num modo de vida. Sendo assim, em vez de perder-se nos labirintos da verdade da vida, a grande virada acontece somente quando passamos a nos questionar: o que é a vida de verdade?

O objetivo deste curso é responder a esta estranha pergunta em quatro aulas:

  • 1ª Aula – 04/04 –  Parresia – quatro modos de dizer a verdade
  • 2ª Aula – 11/04 – Sócrates – conhecer a ti mesmo ou o cuidado de si?
  • 3ª Aula – 18/04 – Platão e a reversão cínica
  • 4ª Aula – 25/04 – Diógenes e a vida soberana

Curso Online – Acesso via Youtube
Transmissão: Quartas-feiras de fevereiro às 19h
Gravação disponível após a aula para todos os alunos
Carga horária do curso: 8 horas
Emitimos certificado simples
Valor total: R$120,00

Para se inscrever, efetue o pagamento utilizando um dos métodos abaixo:

Após o pagamento, por favor, atenção ao e-mail para a confirmação.

Para eventuais dúvidas, mande-nos um e-mail utilizando o formulário abaixo: