Skip to main content

Carrinho

Close Cart

Grupo de Estudos

Desde 2018, nosso grupo de estudos acontece online toda quarta feira às 19h. A proposta (diferente dos cursos) é ser algo mais aberto, leve e horizontal. Através de um texto disparador escolhido coletivamente, o grupo tem acesso à ideias novas que logo em seguida são discutidas livremente pelos participantes. Todos têm acesso comum, mas como o grupo é variado, e a fala é livre, cada assunto sempre rende boas discussões sob diversos pontos de vista. A participação nos encontros é um benefício dos assinantes do site.

Sobre o tema atual

Filosofias Africanas, de Luiz Antonio Simas e Nei Lopes

A Filosofia, desde seus primórdios, procurou um discurso que abarcasse o todo da realidade. Uma postura de questionamento e busca de respostas para aquilo que significa existir, ser, conviver, devir, e assim por diante. Desta maneira ela é o pontapé inicial do pensamento e das várias formas de conhecimento que vieram posteriormente, da lógica à ética, das humanas às exatas.

O problema é: o que acontece quando esta postura se torna auto-centrada, dogmática, fechada? O que acontece quando a pretensa universalidade esquece outros povos e culturas e o que acontece quando o pretenso questionamento não se faz em conjunto com outros questionamentos prévios e distantes?

Pois bem, infelizmente o pensamento africano (junto com outros) ficou relegado a este lugar, como se fossem primitivos demais para o pensar filosófico, ou como se sua filosofia estivesse demasiadamente ligada à cultura e às suas tradições, o que a relegaria ao segundo plano do suposto “pensamento puro”.

É para desfazer estes mal entendidos e mostrar que existe um pensamento africano que com certeza deve ser colocado na categoria de Filosofia que este livro foi escrito. Filosofias Africanas: uma Introdução, pretende mostrar ao leitor ainda leigo no assunto que existe uma filosofia africana digna deste nome e que ela não só pode como deve estar em pé de igualde com todos os outros campos do saber.

Primeiro Encontro: 25/01/23
Duração prevista: 8 a 10 encontros

1 – Por que um grupo de estudos?

A proposta de um Grupo de Estudos nasceu para equilibrar a relação já bem estabelecida nos cursos e nos textos com algo mais leve e coletivo.

Se o Razão Inadequada cria textos e cursos de maneira intensiva, didática e expositiva, neste Grupos de Estudos, por meio de encontros coletivos online, queremos nos estender em outros assuntos, compartilhar a fala e enveredar pelos caminhos da criação coletiva.

2 – Como funciona?

O Grupo de Estudos é semanal, online e destinado aos nossos assinantes que, além de contribuírem para a continuidade do nosso trabalho, recebem vários benefícios! Quer saber mais?

Nós escolhemos em conjunto um tema para ler juntos e comentar livremente, todas as semanas, durante o período que interessar.

Utilizamos uma plataforma de vídeo conferência (Zoom) que deve ser instalada no computador ou no celular. Desta maneira tudo fica mais seguro e prático, pois todos conseguem aparecer e interagir. Recomendamos o uso de fones de ouvido para que o som não interfira na gravação da voz. Todos podem falar e participar, mas dependendo da quantidade de pessoas online, podemos recorrer ao chat para melhor organização.

3 – Passo a passo:

  • Os encontros acontecem online e ao vivo toda Quarta-Feira às 19h
  • Faça o login na conta que possui assinatura ativa
  • No horário marcado: abra o “Grupo Atual
  • Clique em “Encontro ao Vivo” no canto superior direito
  • Será requisitada a instalação do programa de conferências online: “Zoom
  • Pronto! Basta aguardar para que a sessão seja iniciada
  • Dúvidas? Chama a gente!

Quer participar? Seja um Assinante!