Grupo de Estudos

O grupo de estudos acontece toda quarta feira, 19h. A proposta (diferente dos cursos) é ser algo mais aberto, leve e horizontal. Através de um texto disparador escolhido coletivamente, o grupo tem acesso à ideias novas que logo em seguida são discutidas livremente pelos participantes. Todos têm acesso comum, mas como o grupo é variado, e a fala é livre, cada assunto sempre rende boas discussões sob diversos pontos de vista.

“O mundo precisa de mudanças radicais. Necessitamos de outras formas de organização social e práticas políticas. O Bem Viver é parte de uma longa busca de alternativas forjadas no calor das lutas indígenas e populares” – Alberto Acosta

Sobre o tema

O Bem Viver – Uma oportunidade para imaginar outros mundos, de Alberto Acosta

Decidimos em conjunto continuar lendo autores contemporâneos. Mas sempre seguindo um pensamento alternativo, procurando por novos mundos e ideias. Como estes pensadores já existem e escrevem, resolvemos estudá-los.

Um bom exemplo disso é o livro “Bem Viver”, que traz um novo conceito e uma proposta radicalmente oposta às ideias de progresso a produção. O “Bem Viver” é um conceito amplo, aberto, que Alberto Acosta resgata da expressão “Sumak Kawsay”, proveniente da língua quíchua, falada nos Andes. “Sumak” significa plenitude e “Kawsay”, viver. Ou seja, a expressão traz um conceito de vida radicalmente diferente do conceito que orienta nossa vida hoje.

Se estamos pautados pela extração de recursos naturais, produção contínua de produtos e busca por lucros astronômicos, o Bem Viver procura por um outro caminho. De um lado o progresso (de quem? para quem?), do outro lado uma vida pautada por ideias de solidariedade e sustentabilidade. Uma quebra do paradigma de homem X natureza e a procura por uma nova forma de vida onde exista a comunhão entre nós e o mundo.

O Bem Viver é a quebra completa com o modo de vida desumano propagado pelo capitalismo. Foi escrito por Alberto Costa, um dos principais resposáveis por colocar os direitos da natureza na constituição do Equador. Não é uma tentativa de reforma nem de revolução, trata-se mais de uma ruptura, uma busca por novos caminhos. Neste livro, Acosta aponta para as possibilidades deste conceito, enriquecendo o debate atual e incitando o pensamento a sair do lugar comum.

 

Grupos de Estudos Anteriores:

 

2021

  • Metamorfoses – Emanuelle Coccia
  • Um Apartamento em Urano – Paul B. Preciado
  • Feminismo para os 99%
  • A Vida Não É Útil – Ailton Krenak
  • Frantz Fanon – Sobre a Violência, Documentário de 2014

2020

  • História da Filosofia (com Nigel Warburton)

2019

  • Assim Falou Zaratustra – Nietzsche
  • Contra-História da Filosofia I – Onfray
  • Espinosa, Filosofia Prática – Deleuze

1 – Por que um grupo de estudos?

A proposta de um Grupo de Estudos nasceu para equilibrar a relação já bem estabelecida nos cursos e nos textos com algo mais leve e coletivo.

Se o Razão Inadequada cria textos e cursos de maneira intensiva, didática e expositiva, neste Grupos de Estudos, por meio de encontros coletivos online, queremos nos estender em outros assuntos, compartilhar a fala e enveredar pelos caminhos da criação coletiva.

2 – Como funciona?

O Grupo de Estudos é semanal, online e destinado aos nossos assinantes que, além de contribuírem para a continuidade do nosso trabalho, recebem vários benefícios! Quer saber mais?

Nós escolhemos em conjunto um tema para ler juntos e comentar livremente, todas as semanas, durante o período que interessar.

Utilizamos uma plataforma de vídeo conferência (Zoom) que deve ser instalada no computador ou no celular. Desta maneira tudo fica mais seguro e prático, pois todos conseguem aparecer e interagir. Recomendamos o uso de fones de ouvido para que o som não interfira na gravação da voz. Todos podem falar e participar, mas dependendo da quantidade de pessoas online, podemos recorrer ao chat para melhor organização.

3 – Passo a passo:

  • Os encontros acontecem online e ao vivo toda Quarta-Feira às 19h
  • Faça o login na conta que possui assinatura ativa
  • No horário marcado: abra o “Grupo Atual
  • Clique em “Encontro ao Vivo” no canto superior direito
  • Será requisitada a instalação do programa de conferências online: “Zoom
  • Pronto! Basta aguardar para que a sessão seja iniciada
  • Dúvidas? Chama a gente!

Quer participar? Seja um Assinante!