Sobre o tema atual

Anne Carson
A Filosofia desde seus primórdios tentou pensar e organizar aquilo que era pensado. Ela se debruça sobre o mundo e se pergunta, o que é isso? O que é o ser? Para logo em seguida olhar para si mesma pensando e se perguntar o que é o próprio pensar. Tanto este maravilhar-se com o mundo quanto este maravilhar-se com o próprio existir pensante faz parte da filosofia.
Existe outro assunto que pega os filósofos de suspresa, as paixões, e principalmente o amor. O que é este sentimento, esta força, esta entidade? Eros? Afrodite? Deus? O Demônio? O amor, as várias formas como o amor se manifesta, é prova de sua multiplicidade e chama a atenção dos filósofos desde sempre. E não apenas filósofos! Poetas, Dramaturgos, Músicos, Psicanalistas, enfim, todos aqueles que mergulham na alma humana para compreendê-la.
Eros, o Agridoce, de Anne Carson, é um livro estonteante, que apresenta um panorama do amor da antiguidade à modernidade. Esta tentativa de falar desta força, desta pulsão, deste ser que merece toda a nossa atenção, mas se dá de maneira tão múltipla quanto misteriosa, é o livro que escolhemos para ler.
Primeiro Encontro: 12/04/23
Duração prevista: 10 a 15 encontros