Grupo de Estudos
O grupo de estudos acontece toda quarta feira, 19h. A proposta (diferente dos cursos) é ser algo mais aberto, leve e horizontal. Através de um texto disparador escolhido coletivamente, o grupo tem acesso à ideias novas que logo em seguida são discutidas livremente pelos participantes. Todos têm acesso comum, mas como o grupo é variado, e a fala é livre, cada assunto sempre rende boas discussões sob diversos pontos de vista.
“O mundo precisa de mudanças radicais. Necessitamos de outras formas de organização social e práticas políticas. O Bem Viver é parte de uma longa busca de alternativas forjadas no calor das lutas indígenas e populares” – Alberto Acosta
Sobre o tema

O Bem Viver – Uma oportunidade para imaginar outros mundos, de Alberto Acosta
Decidimos em conjunto continuar lendo autores contemporâneos. Mas sempre seguindo um pensamento alternativo, procurando por novos mundos e ideias. Como estes pensadores já existem e escrevem, resolvemos estudá-los.
Um bom exemplo disso é o livro “Bem Viver”, que traz um novo conceito e uma proposta radicalmente oposta às ideias de progresso a produção. O “Bem Viver” é um conceito amplo, aberto, que Alberto Acosta resgata da expressão “Sumak Kawsay”, proveniente da língua quíchua, falada nos Andes. “Sumak” significa plenitude e “Kawsay”, viver. Ou seja, a expressão traz um conceito de vida radicalmente diferente do conceito que orienta nossa vida hoje.
Se estamos pautados pela extração de recursos naturais, produção contínua de produtos e busca por lucros astronômicos, o Bem Viver procura por um outro caminho. De um lado o progresso (de quem? para quem?), do outro lado uma vida pautada por ideias de solidariedade e sustentabilidade. Uma quebra do paradigma de homem X natureza e a procura por uma nova forma de vida onde exista a comunhão entre nós e o mundo.
O Bem Viver é a quebra completa com o modo de vida desumano propagado pelo capitalismo. Foi escrito por Alberto Costa, um dos principais resposáveis por colocar os direitos da natureza na constituição do Equador. Não é uma tentativa de reforma nem de revolução, trata-se mais de uma ruptura, uma busca por novos caminhos. Neste livro, Acosta aponta para as possibilidades deste conceito, enriquecendo o debate atual e incitando o pensamento a sair do lugar comum.
Grupos de Estudos Anteriores:
2021
- Metamorfoses – Emanuelle Coccia
- Um Apartamento em Urano – Paul B. Preciado
- Feminismo para os 99%
- A Vida Não É Útil – Ailton Krenak
- Frantz Fanon – Sobre a Violência, Documentário de 2014
2020
- História da Filosofia (com Nigel Warburton)
2019
- Assim Falou Zaratustra – Nietzsche
- Contra-História da Filosofia I – Onfray
- Espinosa, Filosofia Prática – Deleuze