Gostou dessa aula? Seja um Assinante e acompanhe nossos cursos!
- outubro 26, 2022
Contexto da aula
Aula aberta e gratuita ministrada no dia 25 de outubro de 2022 como comemoração de 10 anos do site “Razão Inadequada”
Sobre a aula
Existência e Transitoriedade é uma obra pensada a partir da necessidade de se romper com os paradigmas vigentes de compreensão dos transtornos existenciais na psicologia, na psiquiatria e na psicanálise, paradigmas esses marcados antes de tudo pelo primado da subjetividade enquanto elemento de estruturação de todas as nossas experiências em geral. Partindo de uma pergunta acerca do modo de ser do ente humano, o livro expõe a transitoriedade como o caráter originário de todas as nossas possibilidades de ser, na mesma medida em que descreve a identidade como um fenômeno derivado e restritivo, oriundo de formas de organização do espaço, do tempo e do corpo. Essas formas de organização acontecem em três níveis: hermenêutica cotidiana, hermenêutica epocal e constelações relacionais.
A partir daí, todo um novo campo de determinação dos transtornos existenciais vem à tona, campo esse que é acompanhado por uma proposta de uma outra psicopatologia e terapia. A transitoriedade, assim, aparece aqui não como o problema do existir, mas como o signo de sua liberdade inalienável.
O Professor
Marco Casanova – Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009), A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade I (2017) e II (2020), Tédio e tempo (2020), A persistência da Burrice (2020), Existência e transitoriedade (2021) e Copacabana (2022), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.
O Razão Inadequada é financiado pelos Leitores.
Contribua para que ele continue existindo, seja um assinante!