“É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos ninguém perguntar, por exemplo, para que matemática ou física? Para que geografia ou geologia? Para que história ou sociologia? Para que biologia ou psicologia? Para que astronomia ou química? Para que pintura, literatura, música ou dança? Mas todo mundo acha muito natural perguntar: Para que Filosofia?”
“Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem do direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.”
“Qual seria então a utilidade da Filosofia?”
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes que os seres humanos são capazes.”
– Retirado do livro: Convite à Filosofia, de Marilena Chauí.
Reblogged this on " F I N I T U D E ".
Sem problemas, conhecimento é para ser distribuído..