Espinosa fez bem de não publicar seus livros em vida, as pessoas ainda não estavam preparadas para aquilo que tinha a dizer. Prova disso são as três principais acusações que fizeram a ele depois que suas ideias foram publicadas postumamente. Espinosismo era uma acusação séria, muitos tinham que tomar cuidado para não deixarem seus pensamentos confundirem-se com o do filósofo holandês.

Materialismo, imoralismo e ateísmo, são estas as três acusações ao nosso filósofo tão mal compreendido e tão pouco lido. Não que sejam inteiramente mentiras, mas a forma como são expressas retiram toda a beleza da vida e da obra deste grande pensador. Façamos justiça com a memória de Espinosa, expliquemos melhor por que seus detratores assim o acusaram:

Materialismo: Espinosa nada contra a corrente de tudo que estava sendo dito em seu tempo. Enquanto todos falavam de espírito, mente, razão, glândula pineal, ele nos diz: “mas nós nem sabemos ainda o que pode o corpo!” (ver aqui). Quanta ignorância, não sabemos nem ao menos o que fazer com este objeto tão caluniado que carregamos de um lado para o outro e fingimos não ser nós. O corpo é a base de tudo, o corpo é o chão de onde brotam os pensamentos. Não há mais um modelo filosófico onde a alma deve dominar os instintos e comandar as pulsões; agora o corpo pensa, reflete, julga. A consciência torna-se efeito, quebra-se a hierarquia mente-corpo (ver aqui). Quebrar com este domínio é deixar de lado o primeiro objeto metafísico que nos aprisiona. A mente é efeito, é ideia do corpo. Seria então materialista uma acusação, ou um elogio?

Imoralista: esta acusação é muito séria, e difícil de se entender. Seria Espinosa um hedonista vulgar, amante das bebedeiras, frequentador de prostíbulos? Seria o filósofo um cruel facínora, um perigoso delinquente? Espinosa não acusa… talvez por isso o tenham chamado de imoral; ele quer compreender para poder agir, não para julgar e condenar. A Ética desarticula todos os sistemas morais ao fazer uma matemática dos afetos. Como eles funcionam? Como fazê-los funcionar de modo que gerem muito mais felicidades e bons encontros ao invés de tristezas e maus-encontros? (veja aqui)Espinosa não escreve para instituir a Lei: não há linha que não possa ser cruzada. Há apenas o bom-jeito e o mau-jeito. “Se você fizer isso é provável que aconteça isso“, tudo está resumido no modo como você se relaciona. O ignorante julga, culpabiliza, acusa, sofre as consequências; o sábio entende, decifra, mede, e age. Se exite uma Lei, esta é a de Deus, não dos homens, mas Deus confunde-se com a natureza (veja aqui), então não há como desobedecê-lo, tudo que fazemos é sua vontade, só temos que aprender o melhor jeito de fazê-lo então.

Ateu: Espinosa não era ateu, ou era, isso depende do ponto de vista. Em toda sua obra, Deus confunde-se com a natureza: não é um velho barbudo sentado em um trono. Deus age por sua mais absoluta vontade, extrema firmeza, sem a mínima hesitação, mas ele é a própria natureza se manifestando, inclusive em nós! Espinosa traz deus para o plano real, para a horizontalidade das relações.

Obedeço-lhe a viver, espontaneamente, /Como quem abre os olhos e vê, /E chamo-lhe luar e sol e flores e árvores e montes, /E amo-o sem pensar nele, /E penso-o vendo e ouvindo, /E ando com ele a toda a hora” (Alberto Caeiro).

Espinosa se afasta de todos aqueles que tiram Deus deste mundo, pois só assim é possível julgar esta realidade que se manifesta completamente. Sua ética é um refletir sobre a felicidade, como alcançar a satisfação? Como viver bem? Certamente não é refletindo no pecado e no sacrifício na cruz.

Espinosa é um grande filósofo que nos quer ver agir, compreender para agir. Sua filosofia nos joga no mundo, mas ao mesmo tempo nos prepara para vivê-lo em toda sua plenitude, em toda sua potência; nos faz afirmar o aqui e agora, como apenas um verdadeiro filósofo faria. Existem muito padres que fingem ser filósofos, e é muito fácil de achá-los, basta perguntar-lhes o que acham de Espinosa.

Van Gogh
Van Gogh

PS: texto baseado no capítulo II de “Espinosa – Filosofia Prática” de Gilles Deleuze

Escrito por Rafael Trindade

Artesão de mim, habito a superfície da pele, atento para o que entra e sai.

10 comentários

  1. “O esforço para compreender é o primeiro fundamento da virtude”. Esta citação spinozista resume sua filosofia: um esforço para compreender a natureza, o homem e sua inserção na natureza. Se Deus se exprime na natureza, quanto mais conhecermos a natureza, mais conheceremos a Deus. Spinoza, como explicado no texto, procurou compreender as emoções humanas, tentando desvendar suas causas e, portanto, realçou que compreender é muito melhor que julgar. Um grande filósofo, com uma visão ao mesmo tempo simples e profunda.Belo texto.

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  2. “Existem muito padres que fingem ser filósofos, e é muito fácil de achá-los, basta perguntar-lhes o que acham de Espinosa.” hahaha realmente funciona!
    Podem me indicar alguns livros dele? Só conheço pelo que leio aqui, e fiquei muito interessado!

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    1. Do Espinosa tem o Tratado político teológico e Ética, os dois são muito bons!

      Do Deleuze tem “Espinosa – filosofia prática” !! MUITO BOM!

      A Chauí é muito boa também!

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  3. Fazer um texto de Espinosa baseado no que outro autor disse dele é meio errado. Espinosa foi um dos maiores filósofos. Chamar Espinosa de imoral é uma imoralidade por si só. A moral de Espinosa estava tão à frente das convenções daquela época que o julgavam imoral por ele evitar fazer julgamentos. Espinosa não era materialista, isto é falso. É só ler a Ética. O que ele diz lá é que toda a mente precisa de um corpo ou espaço delimitador no qual se reconheça para existir. Isso não é ser materialista, isso não nega o espírito, apenas supõe que o espírito terá um corpo de matéria própria a ele. Terceiro, para Espinosa Deus não era a natureza. A natureza é infinita, eterna, onisciente é onipresente? Essas eram as características de Deus sob a Ótica de Espinosa. Leia a Ética novamente. Está errado o conceito. Espinosa foi o homem que melhor explicou Deus. Para ele Deus é a força motriz do universo, o criador de tudo, isso não é a natureza. Mas o Deus cósmico de Espinosa não preocupa-se com as religiões e convenções humanas. Ele se preocupa com a sua criação e não se adapta a regras humanas, como religiões e crenças.

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    1. Espero que não considere meu comentário uma ofensa. O texto como todo o site foi bem escrito. Mas vocês estão se baseando Em Deleuze para descrever Espinosa! Eu acho impossível um filósofo se inspirar em Nietzche e em Espinosa juntos. Eles se opõem em muitas coisas. E Deleuze fez isso. Isso me leva a crer que Deleuze deturpou Espinosa. Essas definições de Espinosa não são as ideias de Espinosa. Mas sim, as ideias que Deleuze tinha sobre Espinosa. Quando Espinosa diz Deus sive Natura. Ele não está dizendo que Deus é a natureza que conhecemos( tipo árvore, maçã e gato) Deus é a natureza de tudo. A natureza de Espinosa significa condição original, essência. Deus em Espinosa é um ser pensante logo Espinosa não é ateu e Deus não é a natureza que significa mundo natural. Segundo Espinosa o mundo natural está em Deus. O mundo natural é o universo e o universo é finito logo não pode ser Deus. Deus está além do universo. Espinosa é um filósofo que deve ser entedido em sua maior obra a Ética e não no Curso de Deleuze sobre Espinosa. Neste livro há mais de Deleuze do que de Espinosa. A imanência de Espinosa por incrível que pareça não é ateísta. Espinosa é brutal, ele explicou o mais próximo que podemos chegar de entender Deus e isso é um pouco difícil de compreender mesmo. Sugiro que releia Espinosa, dessa vez sem os olhos de Deleuze, mas com os olhos de uma criança que se maravilha com as novidades que encontra e não tenta catalogar um pensador que mesmo sendo tão antigo ainda é muito novo para ser facilmente compreendido. Abraço.

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  4. Teu ser imaginário só existe na tua cabeça e morre contigo, mas você é livre como uma cegonha cega
    para fazer tuas escolhas. Tudo tem um fim, o Sol, a Terra e até tua tremenda ignorância!

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    1. O ser imaginário que criamos como Deus só existe em nossas cabeças de fato. Não temos a capacidade de compreender Deus e na intuição de sua existência criamos constructos do que representa Deus baseado em nossas verdades e vontades, nisso, concordo contigo. Mas, aceitar que alguma coisa pode surgir do nada é tão irreal e infantil quanto acreditar em um Velhinho barbudo que está no céu.

      Algo precisa ser eterno. Não é uma questão de crença, mas de lógica. O nada não existe, pois se existisse, por si só, seria alguma coisa.

      Então, devemos entender que há uma fonte universal. Isso é um fato constatável pela lógica e pela generalização empírica. Afinal, se eu nunca vi o nada, sou incapaz de imaginar o nada e consequentemente nunca vi nenhuma coisa surgir do nada. Devo constatar que o nada não existe visto não ter prova em contrário.

      Ou seja, a fonte universal é um fato e esta deve ser eterna pois precisa existir antes do tempo e do espaço. E algo que há antes do tempo não está preso a ele. Isto é um fato. Dúvida? Então dê algum argumento que nega isso!

      Agora, quando eu digo que Deus é amor e bondoso e que se preocupa com sua criação eu estou intuindo sobre como esta fonte universal deve ser e isto sim pode ser confrontado e questionado.

      Quanto a tudo ter seu fim, eu discordo. “Nada é destruído, tudo se transforma.” Isso é uma premissa científica. O fim não existe, o que existe são mudanças. Seja elas quais forem….

      Além disso, podemos ver que a natureza se comporta de forma cíclica. Isso, talvez, seja uma lição do que ocorrerá conosco com a morte.

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      1. “Algo precisa ser eterno. Não é uma questão de crença, mas de lógica. O nada não existe, pois se existisse, por si só, seria alguma coisa.” Nossa fiquei impressionado com a máxima em você afirmar que “algo” precisa ser eterno, mas te lembrar que existem singularidades no universo e uma destas singularidade é simplesmente a concentração de energia que ocasionou a expansão, mas um SER IMAGINÁRIO QUE NÃO CONSEGUE SALVAR UMA CRIANÇA SENDO ESTUPRADA E TE AJUDA A ARRUMAR UM EMPREGO É BEM PLAUSÍVEL PARA SERES RELIGIOSOS E IGNORANTES COMO VOCÊ!! Vamos viajar, um ser imaginário soltou um PEIDO e surgiu tudo, inclusive teu CÉREBRO. Você é simplesmente o RESULTADO DE GASES DE INTESTINO E FEZES DE UM SER IMAGINÁRIO. É SÓ UM, ONIPOTENTE, ONISCIENTE, ONIPRESENTE E NÃO PODE CRIAR UMA PEDRA QUE NÃO POSSA CARREGAR, POIS SE O FIZER, NÃO SERI ONIPOTENTE.. PARABÉNS PELA MERDA DA TUA CABEÇA!! KKK

        TENHO VERGONHA DE VOCÊS E DO LIXO QUE ADORAM!

        FAÇA UMA DEFINIÇÃO FUNCIONAL DO NADA E VAMOS DISCUTIR. ANTES DE VOCÊ FALAR MERDA, TEM QUE EXPLICAR DE QUAL MERDA ESTÁ FALANDO.

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