Skip to main content
CarrinhoClose Cart

Sua subjetividade se configura sobre a base da dívida. Você sobrevive se endividando, e vive sob o peso da responsabilidade em relação à dívida”

-Negri e Hardt, Declaração

Quando dizemos que a vida foi posta para trabalhar, é precisamente a figura do endividado que temos em mente. “Ter dívidas está se tornando a condição geral da vida social“. Não há como construir uma casa sem se endividar, nem ao menos mobiliar uma já existente. Muitas vezes, é difícil chegar ao fim do mês sem dever. Aliás, eis um desafio: encontrar alguém sem dívidas parceladas em suaves prestações, sem juros, sem entrada, sem empréstimos consignados e/ou compras à perder de vista.

Somos todos endividados. “O efeito da dívida é fazê-lo trabalhar arduamente“, dia após dia esperando quitá-las no fim do mês, mas percebendo-se impossibilitado de viver sem contrair mais algumas no caminho. O lema aqui é um só: somos responsáveis por nossas dívidas como livres consumidores e devemos pagar pelos nossos pecados. Uma ética do trabalho muito semelhante à crença no livre arbítrio, tão necessária aos sacerdotes ascéticos. E qual o resultado se pecarmos e não honrarmos nossas dívidas? Culpa e cassação de direitos, é claro. Curioso, no entanto, é que neste caso nossos pecados são a necessidade de ter uma casa, água, comida e algo mais. O cheque especial já não parece tão especial assim.

O débito se perpetua indefinidamente como forma de controle. Para além dos mecanismos disciplinares, encontramos hoje espalhados na vida social, dispositivos de controle, que atuam sobre cada um com vista aos mesmos efeitos: manter, conservar, fiscalizar, inspecionar, dirigir, superintender. Mas não de qualquer maneira, da maneira mais inteligente possível, isto é, fazendo com que cada um de nós seja a expressão de suas amarras, a roda dentada que faz todo o sistema funcionar. “O endividado é uma consciência desventurada que transforma a culpa numa forma de vida“. Forma de vida que interessa apenas aos que estão por cima, ou seja, poucos. Fabricar uma subjetividade como a do endividado, interessa a quem mais lucra com a lógica do credor/devedor – os bancos e as instituições financeiras. O endividado nasce do buraco aberto pela enorme distância entre ricos e pobres, é o fecundo fruto da pervertida desigualdade social.

“O capitalista acumula riqueza basicamente por meio da renda, não do lucro; de modo mais frequente, essa renda assume a forma financeira, sendo garantida por meio de instrumentos financeiros. É quando a dívida entra em cena, como uma arma para manter e controlar a relação de produção e exploração. Hoje, a exploração se baseia principalmente não na troca (igual ou desigual), mas na dívida, ou seja, no fato de que 99% da população está sujeita – deve trabalho, deve dinheiro, deve obediência – ao 1% restante.”

– Negri e Hardt, Declaração

É um processo de captura. Do quê? Ora, da própria vida! Nossas necessidades básicas estão cada dia mais distantes da nossa relação natural com o mundo, nossas vidas foram monetizadas. Precisamos tomar de empréstimo o que era nosso de saída. Estamos falando de água, comida, abrigo, mobilidade… Perdemo-nos em contas para pagar. Não fomos privados de nada, fomos afastados. Catracas, travas, cancelas, portões, caixas registradoras estão agora em nosso caminho. Mas e se não pagássemos a dívida?

“Se você deve $100 ao banco, o problema é seu; se você deve $100 milhões, o problema é do banco”

– John Paul Getty

Toda revolta nasce com uma recusa, um grande Não! Não vamos pagar, não queremos entrar neste esquema, não daremos nosso dinheiro a você! Quando a dívida assume proporções absurdas, o endividado percebe que todas as riquezas foram expropriadas do fruto de seu trabalho. O chefe chega de helicóptero, o faxineiro, de ônibus.

Atrás do Não, e é isso que muitos têm dificuldade para perceber, esconde-se um Sim. O desejo não nasce da falta, ele é a próprio força que cresce, se apropria, se recria. Destruir a força do dinheiro e a servidão da dívida abre alas para uma busca por uma vida baseada não na coerção ao pagamento, mas numa subjetividade fundada na cooperação e na produção comum de riquezas, que pertencem a todos, excluindo assim a propriedade privada.

A recusa da dívida é a busca por um novo modo de relacionar-se, é a procura por aliados, é o desprezo pelo processo que leva uma vida a girar em torno do valor negativo de sua conta bancária. Recusar a dívida; fazer um uso criativo da própria força de trabalho; eliminar o valor de troca e assumir o valor de uso; são pequenos passos para uma grande mudança, um antídoto para expurgar o corpo de um veneno cotidiano. É no processo de ressignificação do valor monetário que reside a possibilidade de uma vida não monetizada.

Texto da Série:

Subjetividade em Crise

Comentário do Autor

Rafael Lauro

Autor Rafael Lauro

Um dos criadores do site Razão Inadequada e do podcast Imposturas Filosóficas, onde se produz conteúdo gratuito e independente sobre filosofia desde 2012. É natural de São Paulo e mora na capital. Estudou música na Faculdade Santa Marcelina e filosofia na Universidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se à escrita de textos e aulas didáticas sobre filósofos diversos - como Espinosa, Nietzsche, Foucault, Epicuro, Hume, Montaigne, entre outros - e também à escrita de seu primeiro livro autoral sobre a Anarquia Relacional, uma perspectiva filosófica sobre os amores múltiplos e coexistentes.

Mais textos de Rafael Lauro
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
KAMBAMI
9 anos atrás

Perfeito!

Ana Maria Morais
Ana Maria Morais
9 anos atrás

É ISSO………………… Vai fazer a galera entender………

ANA MARIA OLIVEIRA DE MORAES
ANA MARIA OLIVEIRA DE MORAES
9 anos atrás

Muito BOM!!!!!!!!!!!!

Diego Angeli
Diego Angeli
9 anos atrás

O texto é muito bom. A única falha na argumentação é que vc não entende o conceito da dívida. A dívida não é necessária nem tampouco estamos todos endividados e muito menos ainda este é um problema exclusivo das classes menos favorecidas. A dívida nada mais é do que uma troca, como qualquer outra compra, vc compra o dinheiro, ou mais precisamente, o tempo. A dívida é a troca da necessidade (ou não) de possuir hoje o que se poderia possuir somente daqui um tempo. “Destruir a força do dinheiro e a servidão da dívida abre alas para uma busca… Ler mais >

Osvaldo Cavalheiro
Osvaldo Cavalheiro
Reply to  Diego Angeli
6 anos atrás

Perfeito seu contra ponto. O problema da divida é justamente a falta de paciência para produzir a riqueza necessária para se ter o bem almejado e, nessa impaciência, nos afundamos. É utópico, como já foi provado muitas vezes, produzir riqueza e bens em uníssono e coperativamente. As pessoas são diferentes e querem coisas diferentes e produzem de modo diverso.

Cleiton Oliveira
6 anos atrás

Artigo perfeito!!!

Geovane Novais
6 anos atrás

Recomendo este documentário sobre ascensão do dinheiro.
https://www.youtube.com/watch?v=RUqw3_GC_Lw
Serie com seis episódios que conta a história do dinheiro, baseada no livro do professor de Harvard, Niall Ferguson