Ao perguntar “O que é filosofia?” assumimos de saída que somos incapazes de dar conta da questão em toda sua grandeza, pois Filosofia é uma ilusão, existem muitas filosofias. Cada pensador desenvolve a sua maneira de articular ideias, cria seus próprios conceitos, questiona suas verdades. É olhando para os filósofos que enxergamos algum valor na pergunta inicial – olhar a vida de Espinosa e perguntar: que é esta maneira de ser, agir, pensar, sentir que ele chama de filosofia?

Muitas perguntas se seguem: Para quê filosofia? Trata-se de uma caixa de ferramentas ou meros adornos poéticos? Qual a importância de filosofar hoje? Existe filosofia propositiva ou estamos condenados ao relativismo e as sequências infinitas de perguntas sem resposta? É possível articular filosofia e arte? Há filosofias que desejam conhecer. Há filósofos que desejam refletir. Alguns preferem discutir. Nós queremos mais, queremos criar com os filósofos que vieram antes de nós: nem falso nem verdadeiro, mas o que é interessante.

Nosso curso se constrói na possibilidade de atualizar a filosofia passada em potência, isto é, na vontade de dar um ar contemporâneo para velhos pensamentos, fazendo-os pertinentes novamente. Trazer o pensamento para o momento. Olhando para a filosofia pelo viés de quatro dos maiores pensadores de todos os tempos, pretendemos esboçar uma resposta múltipla porém singular às perguntas destacadas acima. Nosso material de apoio é a nossa  segunda revista e os vários textos didáticos que o blog possui sobre os filósofos escolhidos.

Aula 1  – Da Servidão à Liberdade: a filosofia de Espinosa
Aula 2  – O Filósofo Legislador: a filosofia de Nietzsche
Aula 3  – Filosofar para o Presente: a filosofia de Foucault
Aula 4  – A Potência do Conceito: a filosofia de Deleuze

Curso Online – Vagas limitadas
Carga horária do curso: 8 horas
Quartas, das 18 às 20h – 5,12,19 e 26 de Outubro
Valor: Gratuito

Este curso aconteceu em outubro.
Veja nosso próximo curso “Conceitos Fundamentais II“, que acontecerá em Dezembro.