Skip to main content
CarrinhoClose Cart

A física dos Estoicos se inspira em Heráclito. Ou seja, uma lógica dos contrário, do movimento, onde tudo é fluido e tudo está em constante devir. A palavra Física significa, em do grego, physis, e vem do verbo phuein, que significa crescer. A física estoica é assim um materialismo determinista fundamentado na continuidade e comunicação dos corpos (diferente dos epicuristas, não há átomos ou vazio, apenas um só e mesmo corpo).

Para os estoicos a física é o mundo material se transformando continuamente. Tudo intimamente conectado, tudo misturado. Por isso os estoicos definem a física como fogo, elemento substancial para Heráclito. Um fogo artista que arde, cria, transforma e modifica. A natureza cresce, ele é viva, ela se move por si mesma. Mas esta transformação não é aleatória, pois há uma razão que comanda tudo isso.

Os estoicos partem desta ideia simples de causalidade e interpenetração dos corpos interagindo uns com os outros e se interpenetrando: o sal, por exemplo, se dissolve na água; o álcool do vinho se dissolve em nosso sangue; o fogo penetra o metal. Como diziam os cínicos: Tudo está em tudo, como dizia Heráclito, os deuses estão em todos os lugares.

Os corpos estão em mútua e constante afecção. Os indivíduos são misturas únicas ligadas umas às outras, que se interpenetram em relações de simpatia e antipatia. Isso faz de cada corpo um ser único. Mesmo um grão de areia é diferente do outro, dizem os estoicos, e isso vale com ainda mais força para os homens e mulheres, sendo cada um diferente do outro.

Mas se o cosmos é o fluído divino e cada corpo é único, como compreendê-los plenamente? Ora, já vimos na lógica: através dos Acontecimentos. Os estoicos se dedicaram a estudar profundamente apenas uma das causas de Aristóteles. Das quatro causas aristotélicas: material, formal, teleológica e eficiente, os estoicos ficam apenas com a última.

Mas do que são feitos os corpos? A resposta veio de Empédocles, tudo o que existe é composto de quatro substâncias em quantidades diferentes: Fogo, Água, Terra e Ar. Estes elementos se combinam para dar origem a tudo o que existe. 

Este mundo é feito de dois princípios, um ativo e um passivo, um que dá forma e um que toma forma. Os dois princípios ativos são o fogo e o ar, que são mais leves e mais rápidos, os dois princípios passivos são a água e a terra, que são mais frios e lentos. Os elementos passivos sofrem ação dos elementos ativos e então se modificam.

Exemplo, quando a água é penetrada pelo fogo, ela se torna mais rápida, quando o ser humano é penetrado pela pneuma ele adquire vida, quando o corpo morre ele esfria, e assim por diante, elementos se relacionando. 

Então, podemos concluir que tudo acontece através de causas eficientes, tudo acontece pela dinâmica dos movimentos se somando ou subtraindo. Esta causa pode ser:

    • Procatártica: possibilita, dá condições de possibilidade que a outra venha a acontecer.
      • Ex. A primavera é condição de possibilidade do florescimento.
    • Sintética: uma se soma à outra para que o acontecimento apareça.
      • Ex. O combustível, o comburente e o calor se somam para que o fogo surja.
    • Auxiliar: dá um empurrão a mais, ajuda a acontecer com mais facilidade, soma-se a outra maior.
      • Ex. O pai empurrando o filho na bicicleta auxilia o equilíbrio deste.
    • Cooperativa: Muitas causas se somam umas às outras para que o produto final apareça.
      • Ex. Muitos operários são necessários para que um produto manufaturado seja feito.

A física demostra como os seres estão ligados uns aos outros, ela é a teoria da inter-relação dos corpos, da natureza e do cosmos. Sendo assim, a física nos ajuda na ética, pois nosso conhecimento do mundo nos permite entrar em harmonia com ele, a sabedoria está em saber aderir a ele, ao seu movimento. 

Ou seja, continuando a ideia da lógica, a física mostra ao homem como aderir ao mundo, colar nele, encontrar seu lugar dentro desta harmonia. Para os estoicos toda a natureza é um ser vivo que se move como um só, segundo uma lógica determinista. Para os estoicos, antecipando Espinosa, dizer natureza ou Deus é a mesma coisa. 

Tudo é corpo, tudo está interligado, interpenetrado, conectado. O ser humano deve unir-se da melhor maneira ao universo. Tudo possui uma relação de simpatia ou de antipatia. Se estivermos no lugar certo, o mundo fluirá em nosso favor, se estivermos no lugar errado, o mundo nos arrastará em direções que não queremos ir. A sabedoria será habitar o mundo de maneira a fruir desta harmonia dos corpos. 

Certo, vimos que tudo o que existe são corpos, mas todos os corpos estão em relações e por isso se modificam. Estas modificações são acontecimentos, que os estoicos definem como incorporais. Se já sabemos que a Física Estoica parte da ideia de um único corpo material inter-relacionado, precisamos entender então melhor o que significam os Incorporais.

Mais sobre os Estoicos

Rafael Trindade

Autor Rafael Trindade

Quero fazer da vida o ofício de esculpir a mim mesmo, traçando um mapa de afetos possíveis.

Mais textos de Rafael Trindade
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments